13.9.11

O corpo é a porta - o corpo é a ponte



O corpo é o maior mistério de toda a existência. Esse mistério precisa ser amado e intimamente investigado.

Aprenda a amar seu corpo, aprenda a ser compassivo com seu corpo, experimente penetrar em seus mistérios, para ser capaz de penetrar em sua própria consciência. O corpo é a porta - o corpo é a ponte.

Nosso corpo é um presente divino! Quando você se comunica com ele, as coisas se tornam mais fáceis. O corpo não precisa ser forçado, ele pode ser persuadido. Não é necessário brigar com o corpo – isso é ruim e, muitas vezes, agressivo. E qualquer conflito irá apenas criar mais tensão. Você não quer e não precisa estar e permanecer em conflito: deixe que o conforto se torne a regra. O corpo é um presente tão bonito e misterioso que brigar com ele é negar a existência do Grande Mistério. Existimos dentro dele e temos que reverenciá-lo, amá-lo – essa é somente nossa responsabilidade.

No Yoga as habilidades e limitações únicas de cada indivíduo devem ser reverenciadas. O corpo/mente é um presente de Deus para nos ajudar a descobrir a nossa graça, a nossa grandeza e o nosso valor e experimentar um profundo sentido de liberdade.

Para Eckhart Tolle, o corpo como porta para um estado de presença. Segundo ele, o Hatha Yoga e outras práticas ajudam a levar a sua atenção consciente para dentro do campo de energia interno do corpo.

“O corpo é um caminho, um ponto de acesso à vitalidade, às profundezas do momento presente. As pessoas devem ter consciência de que seu corpo está vivo. Ou seja, sinta que dentro de suas mãos, braços, pés, pernas existe uma vivacidade vibrante. Atenção em direção ao corpo interno percebendo que o corpo inteiro está permeado por uma sensação de vivacidade, a energia dentro do seu corpo, a energia da vida”.

O corpo é uma âncora para o momento presente. Ao praticar sentir seu corpo vivo, você pensa menos e se torna mais presente. Tira o foco da cabeça, das identificações com os pensamentos. Ao estar por inteiro no seu corpo, dificilmente há qualquer pensamento.

Então, o corpo pode ser uma porta para este estado de presença. Uma parte muito importante da prática de Hatha Yoga é a atenção consciente no corpo físico. Não no externo, mas no interno. Não importa como é esse corpo externo, se não é perfeito – a maioria dos corpos não é perfeita–, nós vamos para o corpo interno.

Fontes: Osho, O Poder do Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário