18.8.11

Saindo da superfície


Uma vez um professor falou: “você tem a vida toda pra praticar Yoga e outras vidas se precisar, para que tanta pressa?” Hoje tenho esse entendimento. A prática de Hatha Yoga proporcionou trabalhar intensamente a virtude da paciência – a ciência da paz. E ela é tão importante quanto a perseverança, a disciplina, a humildade, a devoção. Todas qualidades essenciais e virtudes que vamos desenvolvendo e praticando dia após dia.

Lembro-me de um mestre que sempre indagava aos mais ansiosos: “você levou anos para “estragar” seu corpo, com práticas erradas, alimentação ruim, mente e emoções não-qualificadas. E agora, do dia para a noite, quer um corpo são? Os desconfortos fazem parte do processo de purificação!”. Levei alguns longos anos para perceber a importância da disciplina, de que ela realmente é libertadora. Enquanto mantinha-me no conforto, na preguiça, permanecia na superfície do que se passava no corpo.

Essa “abertura” é uma conquista. Começamos com a purificação do corpo e aos poucos vamos expandindo, aprofundando, nos abrindo para experiências mais profundas, para nos percebermos, focar no que realmente importa, numa atitude de presença, entrega, paciência, auto-aceitação, entusiasmo.

Alinhamento é essencial!

Vamos praticar? Entre na postura da montanha, Tadasana, e inicie enraizando os pés no chão, abrindo os dedos dos pés, buscando o equilíbrio do corpo sobre os pés que estão alinhados com o quadril. Sinta agora a conexão dos pés com a terra e um espiral de energia que sobe acordando os músculos das pernas, facilitando o encaixe do quadril, girando suavemente as coxas para dentro, ampliando a pélvis, direcionando o osso púbico para o umbigo. Perceba o que acontece dentro de você agora, enquanto relaxa a pele da face, os maxilares, a raiz da língua, a nuca, o ponto entre as sobrancelhas.

Ainda em Tadasana, sinta o alongamento da coluna, feche os olhos e visualize um espiral de energia subindo do sacro até o crânio. Libere os ombros girando-os para cima, trás e para baixo, encaixando as escápulas suavemente. As escápulas deslizam na direção da lombar e o peito sobe, se abrindo. Mais uma vez sinta a expansão vertical de todo o tronco. Deixe o topo da cabeça relaxado e receptivo e expresse sua paz interior na face.

Sinta toda a expansão, flexibilidade e liberação da energia que esses alinhamentos proporcionaram.

Experimente agora focar a atenção à sua respiração. Observe onde ela acontece, seu ritmo, movimento. Comece a aprofundar a sua respiração, dê um intervalo, mesmo que curto, entre o inspirar e o exalar. Sinta cada célula do seu corpo respirando junto com você.

Quando nos alinhamos a uma intenção, ao fluxo da respiração, cada movimento, cada passo, tem uma direção que vem de dentro, e esse alinhamento acontece no corpo-mente-coração - revela todo o potencial criativo e criador dentro de nós.

Boa prática!

Hari OM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário