6.8.11

Respiração abdominal


Mais um passo para você se preparar para o Retiro de Yoga da Primavera.

A respiração que aprenderemos deve ser suave, lenta, profunda e silenciosa e acontece sempre pelas narinas, pois o nariz filtra, umedece e aquece o ar antes dele chegar aos pulmões.

Ao praticarmos exercícios respiratórios, aos poucos aumentamos a resistência do organismo - purificando e vitalizando o corpo todo. É importante lembrar que deve-se praticar sem esforço, com a mente concentrada.

A respiração completa tem três fases, portanto, vamos começar com a baixa ou abominal.

Deite-se de barriga para cima e coloque as palmas das mãos sobre o abdômen. Relaxe os ombros, abra o peito, encaixando as escápulas, solte o peso da cabeça para o chão, relaxando a nuca, os músculos do pescoço e os maxilares. Inicie esvaziando todo o ar dos pulmões, contraindo o abdômen até o baixo ventre. Fique um instante sem ar e ao inspirar vá expandindo a região do ventre e depois o abdômen. Sinta preencher de ar a parte baixa dos pulmões. O abdômen relaxa ao se expandir, vai para cima quando o ar entra e, na exalação ele contrai levemente, e desce, na direção do chão. Observe o movimento do abdômen, o ar que entra e sai, e vá aprofundando, tentando perceber o movimento do diafragma. Sempre deixe um espaço entre o inspirar e o exalar, entre uma respiração e outra.

Com a prática você pode ir aumentando o tempo de inspiração e de exalação. Comece inspirando em 3 e exalando em três tempos, aumente para 4, 6, 8...Sempre o mesmo ritmo para inspirar e expirar.

Exercite também a exalação dobrada, inspire em 3 e exale em 6, depois aumente para 4, exalando em 8.

Experimente iniciar com 10 ciclos de respiração e ir até 30. Sempre observe como se sente após cada prática. Relaxe na postura do "morto" - Savasana.

Boa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário