1.8.11

APERTANDO O BOTÃO RESET

“A ciência do yoga acredita que a prática regular de ásanas e de pranayama fortalece o sistema nervoso e ajuda a enfrentar as situações estressantes.” B. K. S. Iyengar

Ir a um retiro tem sido para mim como "apertar o botão reset”. Você se sente totalmente renovado, rejuvenescido e fortalecido. Só indo a um para compreender quão eficaz é. Em um fim de semana, os benefícios de um dia ou dois são profundamente eficazes e duradouros. Em cada retiro sempre se vivencia algo novo e transformador.

Para quem nunca participou de um retiro de yoga, não precisa ficar apreensivo. Vou esclarecer o que fazemos ao longo do final de semana. Os dois dias começam com um ritual de abertura do espaço de práticas – o professor canta mantras e abre o altar. A primeira prática tem a concentração inicial, canto de mantra e prática de Hatha Yoga seguido pelo canto e meditação. Logo após vem o café da manhã. Algumas pessoas acham que não agüentarão ficar tanto tempo sem comer, mas isso nunca aconteceu. O prana, a energia vital, nos nutre!

Logo após o café da manhã tem uma caminhada em silêncio para perceber os efeitos da prática e fazer a digestão. O silêncio é para manter o estado interno, a presença. Ao retornar, cada um aproveita um pouco do tempo livre para descansar, escrever no diário de prática, compartilhar suas experiências, ler o texto da aula de filosofia que sempre acontece à tarde.

Antes do almoço tem uma prática junto à natureza, em seguida uma refeição bem equilibrada e deliciosa, especialmente preparada e alinhada á intenção do retiro. É claro que depois temos tempo pra descansar! Então estamos prontos para mergulhar no estudo, compartilhar impressões, dúvidas e aprofundar no texto que foi entregue na sexta-feira (dia de abertura do retiro no Rio).

Para compreendermos melhor o texto, temos uma Oficina de Asana e Pranayama, na qual fazemos a ponte entre teoria e prática. Encerramos o dia cantando, dançando e meditando. Ovjantar é o momento de celebrar a vida juntos, conectados!

O dia seguinte inicia com o ritual do professor, as práticas de Hatha Yoga, Canto e Meditação, seguidas do café da manhã e mais um compartilhar filosófico. A surpresa fica por conta de uma vivência de dar e receber a Yoga Massagem Ayurvédica – YMA.

Após o almoço vamos registrar nossos insights, experiências, de forma criativa numa Oficina de Expressão Artística. E então vai chegando a hora de sentarmos em círculo e compartilhar experiências.

Se você participar de tudo o que é proposto, pode ser uma experiência muito profunda, mas também muito purificadora e rejuvenescedora do corpo-mente-coração. Lembre-se, você pode participar das atividade que sentir vontade, ninguém irá forçá-lo a fazer qualquer coisa que você não se sinta confortável. Você é quem vai definir seu próprio ritmo.

Hari OM!

2 comentários:

  1. O lugar faz toda diferença, eu adorei! ...e faz toda diferença o seu empenho, seu entusiasmo, sua seriedade e seu carinho.
    Fez muita diferença, pra mim,sair renovada,com a cabeça descansada, serena e cheia de insights bacanas. O contato com o auto-conhecimento e crescimento continuaram reverberando durante muito tempo após os retiros. Um legítimo mergulho no Ser. Obrigada por fazer diferença na minha vida, querida.Beijo no coração e na alma.Su

    ResponderExcluir